Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCOS ANTONIO DE SOUZA SILVA
UFMA - Universidade Federal do Maranhão - São Luis - MA
Dissertação
Título
A ESTATÍSTICA E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTOS DE AUXÍLIO PARA MELHORIA DO APRENDIZADO EM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO MARANHÃO.
Resumo
Neste trabalho mostramos como a estatística, por meio de indicadores e da Análise Envoltória de Dados, e o Planejamento Estratégico podem contribuir na construção de um Plano que possa contribuir para a melhoria do ensino da matemática nas
escolas públicas do estado do Maranhão. A escolha do tema se deu por conta de diversas constatações em noticiários de TV e internet de que o ensino-aprendizagem em matemática no Maranhão é um dos piores do Brasil e por acreditarmos que esse quadro pode ser alterado se trabalhado com diligência. Para isso, fizemos uma breve explanação de um histórico sobre a educação
matemática no Maranhão e logo em seguida apresentamos alguns conceitos sobre Planejamento Estratégico, ocasião em que falamos sobre o Balanced Scorecard (BSC) e como podemos utilizá-lo para construir um Mapa Estratégico que possa ser utilizado para a melhoria da educação matemática no Maranhão.
Para auxiliar neste processo de construção, abordamos duas importantes ferramentas: os indicadores, que servirão para mensurar os objetivos estratégicos traçados e a análise envoltória de dados que faz comparação de eficiência entre unidades de ensino. Estabelecidas esta lógica, selecionamos as escolas públicas estaduais e municipais que obtiveram
as melhores notas no ENEM em 2014, escolhemos três indicadores e fizemos as devidas análises. Ate chegarmos aos resultados fizemos diversas pesquisas na internet, tendo que ler diversos trabalhos, artigos, dissertações, teses, além de livros sobre planejamento estratégico e balanced scorecard. Finalizamos concluindo que ha meios de modificar esse quadro pelo qual passa os nossos alunos, professores, escolas e a comunidade em geral. Mostramos que a estatística e a administração podem ser ferramentas de grande importância para transformação da sociedade maranhense com a formação de pessoas que possam dominar melhor os ensinos da matemática nos anos que passam em sala de aula.
[Download TCC]