MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCOS PAULO DE OLIVEIRA

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
Números Complexos: Uma Abordagem Investigativa na Sala de Aula
Resumo
Neste trabalho apresentamos as possíveis causas que interferem no modo como os livros do PNLD/2015 tratam o conteúdo de Números Complexos. Num primeiro momento, identificamos os motivos pelo qual nossos livros didáticos sofrem tão poucas alterações na maneira de apresentar os conteúdos. Em seguida realizamos uma análise qualitativa destes livros, observando possíveis erros, imprecisões e modificações realizadas pelos autores, com a intensão de verificar como os autores estão adequando a apresentação deste conteúdo frente aos parâmetros oficiais. Após esta análise, verificamos a necessidade de propor uma abordagem dos números complexos de modo a contemplar seu farto registro histórico e suas múltiplas maneiras de ser representado. Desta forma, na parte final deste trabalho apresentamos uma maneira alternativa de trabalhar os números complexos, onde a parte histórica desses números servirá de elemento motivador e fio condutor durante a realização das atividades, tornando possível a construção do seu significado e compreensão da íntima relação existente entre seus aspectos algébricos e geométricos.
[Download TCC]