Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCOS PAULO DE OLIVEIRA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
Números Complexos: Uma Abordagem Investigativa na Sala de Aula
Resumo
Neste trabalho apresentamos as possíveis causas que interferem no modo como os livros
do PNLD/2015 tratam o conteúdo de Números Complexos. Num primeiro momento, identificamos
os motivos pelo qual nossos livros didáticos sofrem tão poucas alterações na maneira
de apresentar os conteúdos. Em seguida realizamos uma análise qualitativa destes livros,
observando possíveis erros, imprecisões e modificações realizadas pelos autores, com a
intensão de verificar como os autores estão adequando a apresentação deste conteúdo
frente aos parâmetros oficiais. Após esta análise, verificamos a necessidade de propor uma
abordagem dos números complexos de modo a contemplar seu farto registro histórico e
suas múltiplas maneiras de ser representado. Desta forma, na parte final deste trabalho
apresentamos uma maneira alternativa de trabalhar os números complexos, onde a parte
histórica desses números servirá de elemento motivador e fio condutor durante a realização
das atividades, tornando possível a construção do seu significado e compreensão da íntima
relação existente entre seus aspectos algébricos e geométricos.
[Download TCC]