Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCUS VINICIUS DA COSTA
UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados - MS
Dissertação
Título
RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho tem por objetivo propor uma metodologia para o ensino da disciplina
de Raciocínio Lógico baseada no método de resolução de problemas de George
Polya e no método recomendado por Luiz Roberto Dante. A disciplina Raciocínio
Lógico foi introduzida em 2014 como disciplina obrigatória pela Secretaria de
Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED) como parte diversificada do
currículo de todas as séries do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e a
metodologia que propomos aqui é um dos caminhos que os professores desta
disciplina poderão utilizar para alcançar os objetivos que a SED propõe para esta
disciplina. Neste trabalho incluímos uma discussão sobre a lógica como um tipo de
conhecimento e sobre a expressão “raciocínio lógico”, que dá nome a esta disciplina.
Discutimos aqui também a proposta feita pela SED para a implantação do ensino de
Raciocínio Lógico, conforme consta nos dois documentos da SED para a
implantação desta disciplina que são a Circular n. 002/2014 e a proposta de
alteração de ementa curricular anexa à Circular n. 80/2015.
[Download TCC]