MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCUS VINICIUS DA COSTA

UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados - MS

Dissertação

Título
RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho tem por objetivo propor uma metodologia para o ensino da disciplina de Raciocínio Lógico baseada no método de resolução de problemas de George Polya e no método recomendado por Luiz Roberto Dante. A disciplina Raciocínio Lógico foi introduzida em 2014 como disciplina obrigatória pela Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED) como parte diversificada do currículo de todas as séries do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e a metodologia que propomos aqui é um dos caminhos que os professores desta disciplina poderão utilizar para alcançar os objetivos que a SED propõe para esta disciplina. Neste trabalho incluímos uma discussão sobre a lógica como um tipo de conhecimento e sobre a expressão “raciocínio lógico”, que dá nome a esta disciplina. Discutimos aqui também a proposta feita pela SED para a implantação do ensino de Raciocínio Lógico, conforme consta nos dois documentos da SED para a implantação desta disciplina que são a Circular n. 002/2014 e a proposta de alteração de ementa curricular anexa à Circular n. 80/2015.
[Download TCC]