Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARIA ROBEVÂNIA LEITÃO
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
TESSELAÇÕES NO ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA
Resumo
Tesselar o plano euclidiano significa cobri-lo com figuras que se encaixem perfeitamente não
havendo sobreposições, nem espaços vazios entre elas, de modo que a superfície particionada
seja igual ao tamanho total. Esse trabalho apresenta sugestões de abordagem de conteúdos de
geometria euclidiana plana através dessas tesselações como uma estratégia de ensino que objetiva
mostrar como é possível tornar o ensino da geometria euclidiana mais atraente, motivado pelo
interesse em resolver problemas de tesselações. Inicialmente faremos um breve estudo sobre
conceitos básicos de geometria euclidiana plana, definição, elementos e tipos de tesselações. Em
seguida são sugeridas uma sequência de três atividades que abordam, de maneira interdisciplinar
e contextualizada conteúdos abstratos de geometria euclidiana plana para o ensino fundamental e
médio. A atividade 1 trata da abordagem de polígonos regulares por meio de tesselações do plano
euclidiano utilizando um só tipo de polígono. A atividade 2 aborda o estudo das possibilidades
de tesselação do plano euclidiano utilizando dois ou mais polígonos regulares. A atividade 3
aborda as isometrias através das obras de Escher, com análise de algumas obras desse artista e
construção de tesselações no estilo Escher. Discute-se algumas aplicações das tesselações dentro
da própria matemática, na natureza e nas artes. A exploração de conceitos geométricos abstratos
utilizando materiais concretos num enfoque contextualizado e interdisciplinar possibilita ao
aluno desenvolver habilidades competências necessárias para sua construção enquanto cidadão
consciente e ativo no meio em que vive. Espera-se que este trabalho contribua significativamente
para a melhoria de qualidade do ensino de Matemática.
[Download TCC]