MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSE VICENTE DA SILVA FILIZZOLA

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
Uma Abordagem Didática para o Ensino de Máximo Ou Mínimo na Função Quadrática e o o uso do Software GeoGebra
Resumo
No 1º ano do ensino médio é estudada a função quadrática. Neste trabalho damos atenção à evolução do pensamento científico passando pelos povos antigos, como por exemplo, os babilônios, egípcios, indianos e os gregos. Ainda na evolução do pensamento matemático destacamos as contribuições de Pitágoras, Galileu, Arquimedes, Euclides, Nicolau Copérnico, Kepler, Descartes e Viète, até a forma como conhecemos hoje a representação desta função. Também fazemos uma abordagem histórica de como vários povos resolviam uma equação quadrática e chegamos ao ponto central deste texto que é a abordagem do estudo do ponto máximo ou mínimo da função quadrática. Nesse é utilizado o software GeoGebra para facilitar o entendimento por parte do aluno dos conteúdos abordados e principalmente como apoio a fixação de conteúdos de maneira mais dinâmica e interessante, tornando assim a aula mais interativa.
[Download TCC]