Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSÉ VICTOR DE MESQUITA FILHO
UFC - Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
A APRENDIZAGEM DA CIRCUNFERÊNCIA NA PERSPECTIVA DA GEOMETRIA ANALÍTICA MEDIADA PELO SOFTWARE EDUCACIONAL GEOGEBRA
Resumo
Neste trabalho, pretendeu-se analisar a eficiência do uso do Software Educacional Geogebra como ferramenta pedagógica para o estudo da circunferência na perspectiva da Geometria Analítica. A metodologia de pesquisa teve enfoque quantitativo e qualitativo e o estudo foi realizado em uma escola pública da rede estadual de Fortaleza, com uma turma de seis alunos do 3° ano do Ensino Médio. Para tanto, aplicou-se a este grupo um pré-teste, para diagnosticar os conhecimentos prévios, em seguida, houve uma intervenção pedagógica com um módulo de atividades, mediado pelo Geogebra, o que permitiu analisar se esta mediação favoreceu o entendimento do aluno a respeito de circunferência. Posteriormente, o grupo foi testado com um pré-teste. Após esses passos, via um levantamento final de resultados chegou-se as considerações, confirmando os objetivos da pesquisa. No corpo do trabalho, foi feito um levantamento sobre os PCN e o ensino da Matemática, uma descrição das potencialidades de aplicação do Geogebra para o ensino da circunferência e para a facilitação do relacionamento professor x aluno. A fundamentação teórica baseou-se em autores como EVEN(2004); BORBA & PENTEADO(2007), ARAUJO & NÓBRIGA(2010); D'AMBRÓSIO & BARROS(1990) e publicações oficiais.
[Download TCC]