MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MÁRIO FERNANDO MONTEIRO DA SILVA

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ

Dissertação

Título
Construção e avaliação de competências e habilidades relativas aos números reais: uma experiência no ensino médio e na formação inicial do professor de matemática
Resumo
Este trabalho teve como motivação, o baixo rendimento que alunos nos primeiros anos do Ensino Médio de um colégio estadual do Município de Vassouras-RJ vêm apresentando, tanto nas avaliações internas da escola, quanto nas avaliações externas (como o Saerj). Uma grande dificuldade desses alunos se encontra nas questões referentes ao conhecimento numérico. Essa situação sugere duas linhas de investigação: a primeira consiste na busca por metodologias não-tradicionais de ensino da matemática que propiciem uma aprendizagem mais concreta e significativa para o aluno da educação básica; por outro lado, é importante avaliar se os cursos de licenciatura em matemática estão propiciando aos futuros professores desta disciplina uma formação sólida e adequada acerca dos conjuntos numéricos e das metodologias de ensino desse tema. O projeto consiste numa proposta de atividades não-tradicionais sobre o tema números reais, assunto este que é apresentado no primeiro bimestre da primeira série do Ensino Médio e que é um pilar para todos os conteúdos de Matemática que serão abordados nos bimestres posteriores, como as funções, os números complexos e a trigonometria. Tal proposta é baseada em realizar com esses alunos algumas atividades que explorem o lúdico, através de jogos matemáticos. Também se buscou explorar alguns temas transversais, contextualizando o conceito de número real através de situações do cotidiano desses alunos. Paralelamente, realizou-se uma pesquisa com alunos do curso de licenciatura em matemática da UFRRJ e que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com objetivo de compreender o que esses licenciandos pensam sobre os números reais, tanto do ponto de vista formal e matemático quanto sobre as estratégias de ensino desse assunto.
[Download TCC]