Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARISANE SOARES VILASANTI
UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados - MS
Dissertação
Título
RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Este trabalho objetivou reunir atividades pedagógicas que possibilitassem a estruturação do
pensamento e o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos, visando
auxiliar os professores que trabalham com a disciplina Raciocínio Lógico no Ensino
Fundamental II. Assim, organizamos o trabalho da seguinte maneira: a priori, definimos o
termo Raciocínio lógico, pontuando a origem e a história da lógica e ressaltando os conteúdos
constados no currículo da disciplina Raciocínio Lógico, instituída nas escolas estaduais do
Mato Grosso do Sul; em um segundo momento, apresentamos o referencial teórico que
fundamentou o trabalho, a saber, Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau (1986);
posteriormente, sugerimos atividades a serem trabalhadas na disciplina Raciocínio Lógico;
por fim, fazemos uma breve conclusão acerca das ideias abordadas no decorrer do trabalho.
Pontuamos que a pesquisa foi de caráter bibliográfico, tendo em vista que buscou respostas
em livros, sites e demais materiais escritos que contivessem atividades de raciocínio lógico
direcionadas ao Ensino Fundamental II. Entendemos que a elaboração deste trabalho nos
permitiu refletir sobre os aspectos pedagógicos e didáticos imbricados no processo de ensino
e aprendizagem da Matemática e do Raciocínio Lógico. Além disso, os pressupostos teóricos
estudados foram essenciais para a escolha das atividades, pois durante a seleção fomos
criteriosos no sentido de identificar se a intervenção pedagógica promovia o exercício do
pensamento e a aprendizagem significativa.
[Download TCC]