MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARISANE SOARES VILASANTI

UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados - MS

Dissertação

Título
RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Este trabalho objetivou reunir atividades pedagógicas que possibilitassem a estruturação do pensamento e o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos, visando auxiliar os professores que trabalham com a disciplina Raciocínio Lógico no Ensino Fundamental II. Assim, organizamos o trabalho da seguinte maneira: a priori, definimos o termo Raciocínio lógico, pontuando a origem e a história da lógica e ressaltando os conteúdos constados no currículo da disciplina Raciocínio Lógico, instituída nas escolas estaduais do Mato Grosso do Sul; em um segundo momento, apresentamos o referencial teórico que fundamentou o trabalho, a saber, Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau (1986); posteriormente, sugerimos atividades a serem trabalhadas na disciplina Raciocínio Lógico; por fim, fazemos uma breve conclusão acerca das ideias abordadas no decorrer do trabalho. Pontuamos que a pesquisa foi de caráter bibliográfico, tendo em vista que buscou respostas em livros, sites e demais materiais escritos que contivessem atividades de raciocínio lógico direcionadas ao Ensino Fundamental II. Entendemos que a elaboração deste trabalho nos permitiu refletir sobre os aspectos pedagógicos e didáticos imbricados no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e do Raciocínio Lógico. Além disso, os pressupostos teóricos estudados foram essenciais para a escolha das atividades, pois durante a seleção fomos criteriosos no sentido de identificar se a intervenção pedagógica promovia o exercício do pensamento e a aprendizagem significativa.
[Download TCC]