Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSELITA MARTINS DOS SANTOS
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
ISOPERIMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta didática para o estudo dos
problemas isoperimétricos, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de
Geometria na Educação Básica. A motivação para sua elaboração surgiu da necessidade de
desenvolver atividades de isoperimetria em tal nível de ensino. Inicialmente, apresenta-se o
problema isoperimétrico clássico, conhecido pela Lenda de Dido e a busca de sua solução por
diversos matemáticos através dos tempos. Na sequência, são propostas algumas atividades
sobre isoperimetria que têm como ponto de partida a análise das figuras pelas observações e
construções que permitem fazer conjecturas e identificar propriedades, levando o aluno a
construir argumentos plausíveis, uma vez que a prática da argumentação é fundamental para a
compreensão das demonstrações. As atividades propostas incluem o uso de materiais
concretos, como palitos de fósforo, geoplano (material e virtual) e o software de geometria
dinâmica GeoGebra. Em relação às demonstrações, sempre que possível são apresentadas
mais de uma maneira de provar a solução, ficando a cargo do professor definir a mais
adequada para o nível de aprendizagem de seus alunos.
[Download TCC]