MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MICHELE CRISTINA DA SILVA

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
As Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramentas Motivadoras para o Ensino-Aprendizagem de Matemática
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa, com abordagem qualitativa, a qual busca investigar as contribuições da inserção do computador na educação, de modo especial nas aulas da disciplina Matemática. Em particular são abordados os conceitos de equações, porcentagem, funções de primeiro grau, com atenção especial, o tratamento da informação. Nessa perspectiva, temos como meta principal responder à seguinte questão: A inclusão digital, por meio da utilização de inovações tecnológicas na escola, pode motivar os alunos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Matemática? Com o propósito de investigar a contribuição da inclusão digital e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para potencializar o ensino-aprendizagem e qualificar as práticas pedagógicas, influenciando no processo educativo e no desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos, foram trabalhados conteúdos de Matemática utilizando as TIC. Os conceitos foram trabalhados mediante a utilização de editores de textos, planilhas eletrônicas, outros softwares livres e pesquisas na internet. As atividades desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem se basearam nas características instrucionista e construcionista. Ao longo desse processo foram utilizados questionários, fotografias e filmagens, os quais foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa.
[Download TCC]