Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MOESIO LIMA RODRIGUES
UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC
Dissertação
Título
O XADREZ COMO UM INSTRUMENTO DE ENSINO APRENDIZAGEM, NA PERSPECTIVA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho relata a importância do uso do Xadrez como um instrumento de ensino aprendizagem em escolas no Brasil, com ênfase nas escolas públicas, com a perspectiva do ensino da matemática, narrando a necessidade da inclusão escolar no Estado do Acre desta
ferramenta, alavancado por estudos realizados em outros países e até mesmos em outros estados brasileiros. Este serviço buscou-se analisar como é realizada a inclusão desta ferramenta educacional nas escolas brasileiras como disciplina educacional nas séries iniciais,demonstrando uma prática ainda ausente, que enfrenta resistências mesmo que mais atenuadas, causadas por problemas culturais, de formação e da falta de conhecimento quanto a
utilidade do xadrez como objeto de ensino. Sua prática estimula o desenvolvimento de múltiplas habilidades, como lógica, concentração, matemática, raciocínio analítico, cálculo,indo muito além da matemática, sendo relacionada com todas as áreas do conhecimento. O
uso do xadrez nas escolas é uma estratégia para melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos que tem acesso a essa ferramenta, um melhor desenvolvimento cognitivo, melhores habilidades motoras, psíquicas e comportamentais, tais como a concentração, imaginação,
raciocínio lógico e percepção. Sendo que de forma lúdica e divertida o aprendizado de matemática está incluso através das regras e tanto nas táticas de ataques quanto nas de defesas. Cita a utilização deste jogo como ferramenta no ensino da matemática, da educação
física, entre outras disciplinas, sendo um recurso usado na construção do conhecimento.
[Download TCC]