Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MUSTAFA GONÇALVES SAHID
UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC
Dissertação
Título
A INFLUÊNCIA DAS AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS, DESENVOLVIDAS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS E AUDIOVISUAIS, FORA DO AMBIENTE ESCOLAR, COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a utilização de conceitos trigonométricos no triângulo retângulo através do planejamento e da execução de aulas teórico-práticas, com uso de materiais manipuláveis e audiovisuais, fora do ambiente escolar. Os fatores que
impulsionaram esta pesquisa foram as evidentes dificuldades de assimilação e o desinteresse
por parte dos discentes em relação ao assunto abordado, verificados no decorrer do meu exercício profissional nos vários anos de magistério. Neste estudo, investigou-se como os discentes reagem e aprendem diante de aulas teórico-práticas em um ambiente externo a sala
de aula, utilizando como ferramentas materiais concretos e audiovisuais. A pesquisa consiste
em um relato de experiência, de natureza qualitativa, ocorrido no Colégio Estadual Barão do
Rio Branco, com alunos dos terceiros anos do ensino médio no decorrer dos anos de 2010 a
2013. Utilizou-se como fontes de informação e obtenção de dados, entrevistas realizadas com
os alunos de forma on line, através do google drive, que foram analisadas e comparadas através de gráficos e relatos obtidos e, também, fundamentadas no referencial teórico estabelecido no âmbito desta pesquisa, sendo parte dessas análises aprofundadas a partir da
Sequência Fedathi. Os resultados deste estudo apontam para a elaboração de “um conjunto de ideias e etapas bem orientadas” que podem contribuir, facilitar, motivar e conduzir aulas mais proveitosas que estabeleçam meditações e debates, junto a professores de Matemática, acerca do processo de ensino e aprendizagem da trigonometria no triângulo retângulo.
[Download TCC]