Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: OSMAR RODRIGUES DE ARAÚJO
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
Contribuições Pedagógicas do Ensino de Pontos Notáveis de um Triângulo por meio do Origami
Resumo
Este trabalho tem como objetivo central estudar as implicações pedagógicas do uso do origami no processo de ensino e aprendizagem de pontos notáveis de um triângulo. Utilizamos uma abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e experimento didático. Durante o estudo relatado, a questão norteadora foi “Quais as contribuições pedagógicas do ensino da geometria por meio do origami para a compreensão de conceitos geométricos tais como pontos notáveis de um triângulo?”. Como principais referências bibliográficas estão Aschenbach, Fazenda e Elias (1997), Cedro e Moura (2010), D'Ambrósio (1996) assim como alguns documentos do Ministério da Educação que tratam de assuntos destacados nesse trabalho. O experimento didático foi realizado com uma turma de 8o ano de uma escola estadual de Goiás, localizada na cidade de Aparecida de Goiânia. A turma era composta por 35 alunos e a pesquisa foi realizada nos meses de fevereiro e março de 2015. A partir das análises das produções dos participantes da pesquisa, das filmagens e das observações feitas pelo pesquisador, é possível perceber que o uso do origami se apresenta como um recurso pedagógico que possibilita o favorecimento do processo de aprendizagem de pontos notáveis de um triângulo. No entanto, durante a execução da pesquisa tornou-se perceptível o quanto é complexo trabalhar o lúdico no desenvolvimento de um conteúdo, planejar as atividades com objetivos claros e metodologia adequada para o nível da turma além de conduzir atividades que são desafiadoras para os alunos.
[Download TCC]