Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSIMAR MOREIRA ROCHA
UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG
Dissertação
Título
A Planilha Eletrônica Como Recurso Didático: Um Exemplo Com Multiplicação de Matrizes
Resumo
O propósito deste trabalho é dissertar sobre as possibilidades do uso da planilha eletrônica
como recurso didático no ensino de Matemática. Para exemplificar esse uso, é apresentada
uma sequência didática sobre multiplicação de matrizes, abordada sob a perspectiva de
transformações no plano. Este trabalho tem um duplo caráter: mostrar que a planilha
eletrônica é uma eficiente ferramenta a ser utilizada na intermediação do processo de
ensino e aprendizagem de diversos conteúdos e sugerir uma abordagem diferenciada do
tópico multiplicação de matrizes no Ensino Médio. É um trabalho de natureza teórica,
fundamentado na pesquisa da bibliografia disponível sobre o assunto. Espera-se que
sua leitura estimule o uso da planilha eletrônica em sala de aula e, em particular, que
ela forneça elementos para o tratamento significativo da multiplicação de matrizes. De
uma maneira mais geral, a importância deste trabalho está em promover a inserção das
planilhas eletrônicas no contexto escolar, reconhecendo seu potencial pedagógico no ensino
de Matemática e no ensino de outras áreas do conhecimento.
[Download TCC]