Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PATRICIO DO CARMO DE SOUZA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ESTUDO DE VETORES NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho propõe uma investigação a respeito de como uma sequência didática com o uso
do soware GeoGebra contribui para a inserção de vetores no currículo de Matemática do
Ensino Médio e se a mesma favorece a utilização dos vetores, por parte do alunos, na resolução
de problemas. Conforme se percebeu, documentos oficiais da Educação vêm mostrando a
importância da inserção do conteúdo de vetores no Ensino Médio. Partiu-se da hipótese de
que vetores são vistos apenas na disciplina de Física e que apesar dos avanços nos últimos
anos das novas tecnologias, ainda o uso das Tecnologias Digitais (TD) é incipiente nas salas
de aula. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola
pública da rede federal na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Buscou-se uma fundamentação
teórica baseada nas produções de autores como Borba, D’Ambrósio, Fiorentini, Lima
e Ponte, o estudo valendo-se da abordagem qualitativa. Para atingir os objetivos propostos,
os alunos responderam a um questionário inicial quanto ao uso da tecnologia, resolveram
um conjunto de questões que abordam situações que envolvem conceitos da Física e da Matemática,
participaram de aulas no Laboratório de Informática utilizando o GeoGebra, além
de resolverem questões na sala de aula; por fim, resolveram as questões iniciais utilizando os
vetores e responderam a um questionário simples sobre os principais objetivos dessa pesquisa.
Os resultados mostraram que o soware contribui para a aprendizagem, facilitando o processo
de investigação matemática e que vetores como ferramenta, auxiliam na resolução de certos
problemas.
[Download TCC]