MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULO JAKSON DIAS CRUZ

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRATICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
Resumo
Esta dissertação estuda o conceito de função sob a perspectiva da assimilação e de sua aplicação através da interdisciplinaridade, fazendo uma análise histórica e conceitual dos temas. Para visualizar a interdisciplinaridade positivamente, a princípio foi desenvolvida crítica sobre os problemas enfrentados pelo ensino da Matemática brasileiro, desde sua gênese, encarando como solução um diálogo com outras áreas, característica nata da interdisciplinaridade, que é trabalhada sem possuir definição única, mas permite compreendê-la através do diálogo, da crítica e da atitude, estando estas condicionadas ao envolvimento de alunos, professores e demais profissionais. O estudo foi possibilitado por uma pesquisa teórica, organizada sob três aspectos: referencial sobre interdisciplinaridade, estudo do conceito de função e análise de livros didáticos de nono ano. Ao tomar o referencial sobre interdisciplinaridade buscou-se fazer um paralelo entre o livro de Hilton Japiassu lançado em 1976 com material publicado na década de 1990 e outros lançados ou reeditados nos últimos anos. Fazendo o estudo do conceito de função, verificou-se que ele demandou tempo e múltiplos esforços de matemáticos e outros estudiosos para se desenvolver, indo culminar, no caso do ensino brasileiro, com o uso excessivo das ideias de Bourbaki e Dirichlet, refletido em muitos livros didáticos. Como crítica ao exagero formal de Bourbaki e Dirichlet, foi analisado o conceito de função como dependência entre variáveis, que se sustenta através da interpretação de fenômenos, sendo que para comprovar tais ideias foram analisados quinze livros didáticos de matemática de nono ano aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático em diferentes edições. Fica, portanto, evidenciada a importância de contínua capacitação, e uma disposição para uma mudança de atitude, visto que, por meio do estudo, ainda que o material suporte para preparo das aulas possua exageros ou falhas, os professores tornam claras ideias como a Interdisciplinaridade e criam subsídios para abordagens diversas a temas fortalecidos sob uma certa visão, como no caso do conceito de função.
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