MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RAFAEL DE FREITAS LOPES

UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ

Dissertação

Título
Concreto ou Imaginário? Os números complexos no Ensino Médio.
Resumo
No presente trabalho, apresenta-se o conjunto dos números complexos, partindo de um problema motivador que sugere uma solução via equações algébricas do terceiro grau. Neste contexto, aparecem naturalmente as ideias de Cardano-Tartaglia para a solução de equações cúbicas, ressaltando a insuficiencia dos números reais. Os números complexos, dessa forma, se impõem como caminho natural para a solução do referido problema. A proposta metodológica aqui escolhida apontou para a descrição pormenorizada dos números complexos em seus aspectos operacionais, em especial a interpretação geométrica destas, a saber: a adição como soma vetorial, a multiplicação como composição de rotações e homotetias no plano complexo. Além disso, fi cou evidente a importância da radiciação em C e sua relação com a Geometria.
[Download TCC]