Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RAFAEL DE FREITAS LOPES
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Dissertação
Título
Concreto ou Imaginário? Os números complexos no Ensino Médio.
Resumo
No presente trabalho, apresenta-se o conjunto dos números complexos, partindo de um problema motivador que sugere uma solução via equações algébricas do terceiro grau.
Neste contexto, aparecem naturalmente as ideias de Cardano-Tartaglia para a solução de equações cúbicas, ressaltando a insuficiencia dos números reais. Os números complexos,
dessa forma, se impõem como caminho natural para a solução do referido problema. A proposta metodológica aqui escolhida apontou para a descrição pormenorizada dos números
complexos em seus aspectos operacionais, em especial a interpretação geométrica destas, a saber: a adição como soma vetorial, a multiplicação como composição de rotações e
homotetias no plano complexo. Além disso, ficou evidente a importância da radiciação em C e sua relação com a Geometria.
[Download TCC]