MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: REGIANE BRAZ DA SILVA

UFMA - Universidade Federal do Maranhão - São Luis - MA

Dissertação

Título
Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Estatística através da Resolução de Problemas: uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Resumo
Neste trabalho objetivou-se investigar a viabilidade do uso da Metodologia de Resolução de Problemas no ensino de Estatística com alunos do Ensino Médio, bem como verificar, via professores da rede pública, como se processa o ensino-aprendizagem em Estatística nas escolas de Ensino Médio da cidade de Açailândia – MA. Para isso, foram aplicados questionários a professores de Matemática das redes de ensino estadual e federal e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas foi adotada no ensino de Estatística a um grupo de alunos do Instituto Federal do Maranhão, Campus de Açailândia. Esta última etapa da pesquisa foi realizada em seis aulas de 50 minutos cada, durante o mês de junho do ano de 2015, onde os conceitos e propriedades das medidas de tendência central – média aritmética, moda e mediana – foram trabalhados a partir da resolução de problemas, seguindo os dez passos sugeridos por Allevato e Onuchic (2014). A pesquisa revelou que os alunos tiveram bom desempenho na resolução dos problemas propostos. Dessa forma, acredita-se que essa metodologia de ensino adotada pode contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem em Estatística. Também constatou-se que a Metodologia de Resolução de Problemas ainda não é uma prática comum entre os professores pesquisados da rede pública.
[Download TCC]