Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RENATO NEVES DE ALMEIDA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS : ESTUDO E APLICAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
O Método dos Mínimos Quadrados, bem como qualquer outro procedimento empregado
no ajuste de curvas, não faz parte da grade curricular do Ensino Médio, embora os recursos
matemáticos necessários para implementá-lo estejam ao alcance do aluno do final (3º
ano) desse segmento. Assim sendo, dados a versatilidade do método e seu potencial
como ferramenta de modelagem matemática, busca-se neste trabalho apresentar uma
abordagem acessível, porém sem perda do viés científico que o norteia, ao aluno do
Ensino Médio. Busca-se assim não seguir a linha adotada na maior parte dos trabalhos
que se propuseram a apresentar o método ao aluno deste segmento, nos quais priorizase
o tratamento matricial e preocupa-se quase que exclusivamente com a execução do
método, ofuscando a motivação que deu origem ao mesmo. O Método dos Mínimos
Quadrados é uma modalidade dentro do contexto do Ajuste de Curvas e, como tal, para
seu bom entendimento necessita de um estudo preliminar, mesmo que breve, sobre o
tema, o que é feito neste trabalho. O desenvolvimento matemático do método é efetuado
até chegar-se às modalidades de ajuste que o compõem (Ajuste Linear Simples, Ajuste
Linear Múltiplo e Ajuste Polinomial), expondo as equações normais que levarão à sua
execução. Havendo para a dedução do método a necessidade de conhecimento de alguns
conteúdos não contextualizados no Ensino Médio, uma estratégia de abordagem voltada
para tal segmento é exposta, aproveitando conteúdos familiares ao aluno e introduzindo
conceitos novos de forma diferenciada e suficiente para entendimento do desenvolvimento
matemático em questão. O trabalho é concluído com algumas atividades de aplicação do
método. Há sugestões para a utilização de recursos computacionais, como modo de agilizar
a resolução das atividades propostas e promover o incentivo ao acesso a novas tecnologias.
Tais atividades foram selecionadas de modo a não somente familiarizar o aluno com a
implementação do método estudado, mas a dotá-lo de capacidade de avaliação sobre a
importância e o alcance do estudo aqui realizado.
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