MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RENATO NEVES DE ALMEIDA

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS : ESTUDO E APLICAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
O Método dos Mínimos Quadrados, bem como qualquer outro procedimento empregado no ajuste de curvas, não faz parte da grade curricular do Ensino Médio, embora os recursos matemáticos necessários para implementá-lo estejam ao alcance do aluno do final (3º ano) desse segmento. Assim sendo, dados a versatilidade do método e seu potencial como ferramenta de modelagem matemática, busca-se neste trabalho apresentar uma abordagem acessível, porém sem perda do viés científico que o norteia, ao aluno do Ensino Médio. Busca-se assim não seguir a linha adotada na maior parte dos trabalhos que se propuseram a apresentar o método ao aluno deste segmento, nos quais priorizase o tratamento matricial e preocupa-se quase que exclusivamente com a execução do método, ofuscando a motivação que deu origem ao mesmo. O Método dos Mínimos Quadrados é uma modalidade dentro do contexto do Ajuste de Curvas e, como tal, para seu bom entendimento necessita de um estudo preliminar, mesmo que breve, sobre o tema, o que é feito neste trabalho. O desenvolvimento matemático do método é efetuado até chegar-se às modalidades de ajuste que o compõem (Ajuste Linear Simples, Ajuste Linear Múltiplo e Ajuste Polinomial), expondo as equações normais que levarão à sua execução. Havendo para a dedução do método a necessidade de conhecimento de alguns conteúdos não contextualizados no Ensino Médio, uma estratégia de abordagem voltada para tal segmento é exposta, aproveitando conteúdos familiares ao aluno e introduzindo conceitos novos de forma diferenciada e suficiente para entendimento do desenvolvimento matemático em questão. O trabalho é concluído com algumas atividades de aplicação do método. Há sugestões para a utilização de recursos computacionais, como modo de agilizar a resolução das atividades propostas e promover o incentivo ao acesso a novas tecnologias. Tais atividades foram selecionadas de modo a não somente familiarizar o aluno com a implementação do método estudado, mas a dotá-lo de capacidade de avaliação sobre a importância e o alcance do estudo aqui realizado.
[Download TCC]