Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RICARDO JOSÉ CHAMON ALVES
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Novas perspectivas para o uso da História da Matemática
Resumo
O presente estudo tem como objetivo principal propor atividades que envolvam a história da matemática como elemento instigador do conhecimento. Observa-se a grande dificuldade que muitos alunos possuem com a disciplina da matemática, principalmente no mundo contemporâneo onde os estímulos são constantes e a atenção em sala encontra-se em segundo plano. Desta forma, buscou-se fundamentar a história da matemática na antiguidade, privilegiando Mesopotâmia, Egito e Grécia como civilizações que produziram marcos significativos na matemática. Após esse panorama, investigou-se a predisposição dos alunos para aulas que envolvessem a história da matemática através de questionários que visavam compreender melhor a visão dos alunos sobre seus papéis como agentes ativos de seu próprio conhecimento e qual o lugar que a matemática ocupa em suas vidas. Por último, após a análise desses questionários, foram propostas atividades concretas em forma de oficinas, com o objetivo de tornar os alunos protagonistas da construção de conhecimento.
[Download TCC]