Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ROGERIO STARICH SILVA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
LACUNAS CONCEITUAIS SOBRE NÚMEROS E SUAS OPERAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal diagnosticar como as deficiências conceituais
sobre números e suas operações se manifestam ou se repetem na formação inicial de professores
e quais obstáculos conceituais estão associadas a essas deficiências. Para tanto, tomou-se como
referência Ball (1988) e Moreira (2004) e elaborou-se um teste contendo dez questões abertas
que abordavam conteúdos como: indeterminação; conceito de potenciação; divisão por zero;
diferentes representações numéricas; valor absoluto; dentre outros. Aplicou-se um questionário
e um teste a um grupo de 55 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus do Mucuri, e analisou-se
as respostas obtidas sob a luz dos quadros teóricos de Contreras et al (2012), Even (1990) e dos
obstáculos epistemológicos de Bachelard (2006). Classificou-se e categorizou-se as respostas
para quantificá-las de modo a identificar a concentração das ocorrências de cada deficiência
conceitual encontrada e, assim, comparar esses resultados com a proposta pedagógica do curso
em questão. Com a realização desse processo, constatou-se problemas similares aos apontados
na literatura estudada, ou seja, um distanciamento entre a matemática veiculada na formação
inicial de professores e a matemática escolar e que, quando se trata de números e suas
operações, os estudantes recorrem aos conhecimentos adquiridos na Educação Básica,
conhecimentos estes que se apresentaram de modo falho ou inconsistente. Desse modo,
identificou-se lacunas conceituais que estão associadas a saberes importantes e fundamentais
que compõem o conhecimento matemático específico para a formação do professor da
Educação Básica e que não estão sendo sanadas na licenciatura e, assim, espera-se ter fornecido
elementos que contribuam para uma reflexão sobre os currículos da formação de professores
de Matemática.
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