MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROGERIO STARICH SILVA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
LACUNAS CONCEITUAIS SOBRE NÚMEROS E SUAS OPERAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal diagnosticar como as deficiências conceituais sobre números e suas operações se manifestam ou se repetem na formação inicial de professores e quais obstáculos conceituais estão associadas a essas deficiências. Para tanto, tomou-se como referência Ball (1988) e Moreira (2004) e elaborou-se um teste contendo dez questões abertas que abordavam conteúdos como: indeterminação; conceito de potenciação; divisão por zero; diferentes representações numéricas; valor absoluto; dentre outros. Aplicou-se um questionário e um teste a um grupo de 55 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus do Mucuri, e analisou-se as respostas obtidas sob a luz dos quadros teóricos de Contreras et al (2012), Even (1990) e dos obstáculos epistemológicos de Bachelard (2006). Classificou-se e categorizou-se as respostas para quantificá-las de modo a identificar a concentração das ocorrências de cada deficiência conceitual encontrada e, assim, comparar esses resultados com a proposta pedagógica do curso em questão. Com a realização desse processo, constatou-se problemas similares aos apontados na literatura estudada, ou seja, um distanciamento entre a matemática veiculada na formação inicial de professores e a matemática escolar e que, quando se trata de números e suas operações, os estudantes recorrem aos conhecimentos adquiridos na Educação Básica, conhecimentos estes que se apresentaram de modo falho ou inconsistente. Desse modo, identificou-se lacunas conceituais que estão associadas a saberes importantes e fundamentais que compõem o conhecimento matemático específico para a formação do professor da Educação Básica e que não estão sendo sanadas na licenciatura e, assim, espera-se ter fornecido elementos que contribuam para uma reflexão sobre os currículos da formação de professores de Matemática.
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