MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROMAN HECTOR ABRIL

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba - PR

Dissertação

Título
Demonstrações de fórmulas matemáticas no ensino médio.
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a validade de trabalhar com demonstrações em sala de aula e apresentar uma lista parcial de demonstrações de fórmulas matemáticas presentes no currículo do Ensino Médio brasileiro. Descreve-se também de que forma o ensino de demonstrações é tratado nas publicações oficiais do Brasil e de outros países. Apresentam-se os diversos benefícios que o trabalho com demonstrações traz ao aluno, dentre eles: o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade argumentativa, da capacidade analítica no dia a dia, além da motivação e da melhor compreensão da Matemática como Ciência. Discute-se a conveniência de inserir o ensino das demonstrações no currículo brasileiro do Ensino Médio e a necessidade de um equilíbrio entre a abstração das demonstrações e a contextualização do conteúdo em sala de aula. A forma de abordagem das demonstrações em sala de aula pode se tornar um fator motivador ou, ao contrário, desestimulante à aprendizagem. Conclui-se ser de grande utilidade a criação de uma lista de referência abrangendo as expressões matemáticas do conteúdo curricular com suas respectivas demonstrações, que possam ser compreendidas pelo aluno de Ensino Médio.
[Download TCC]