MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RONY HENRIQUE BARROS

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
DEMONSTRAÇÕES NO ENSINO MÉDIO: POR QUE NÃO?
Resumo
A dissertação aborda algumas das possíveis demonstrações matemáticas no Ensino Médio, apresentando e utilizando o Princípio de Indução Finita como ferramenta-técnica a ser adicionada no currículo, e assim possibilita sua agregação de valor como artifício de demonstração de teoremas e proposições que podem ser feitos apenas com sua utilização ou em outros casos, sendo mais uma forma de comprovação. Determinadas proposições são provadas de mais de uma maneira. Além de aumentar a quantidade de técnicas de demonstração, o leitor poderá escolher a prova apresentada que ache melhor ou mais conveniente para reproduzir em seu desenvolvimento teórico ou até mesmo como efeito de diversidade, seja ele, dando aula, no caso do professor, ou desenvolvendo uma pesquisa, sendo aluno ou um leitor interessado.
[Download TCC]