Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RONY HENRIQUE BARROS
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
DEMONSTRAÇÕES NO ENSINO MÉDIO: POR QUE NÃO?
Resumo
A dissertação aborda algumas das possíveis demonstrações matemáticas no Ensino Médio,
apresentando e utilizando o Princípio de Indução Finita como ferramenta-técnica a ser
adicionada no currículo, e assim possibilita sua agregação de valor como artifício de
demonstração de teoremas e proposições que podem ser feitos apenas com sua utilização ou
em outros casos, sendo mais uma forma de comprovação. Determinadas proposições são
provadas de mais de uma maneira. Além de aumentar a quantidade de técnicas de
demonstração, o leitor poderá escolher a prova apresentada que ache melhor ou mais
conveniente para reproduzir em seu desenvolvimento teórico ou até mesmo como efeito de
diversidade, seja ele, dando aula, no caso do professor, ou desenvolvendo uma pesquisa,
sendo aluno ou um leitor interessado.
[Download TCC]