MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROQUELANY BATISTA MARANHÃO

UFC - Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - CE

Dissertação

Título
O laboratório de ciências da natureza: Uma proposta interdisciplinar para professores de matemática do 2º ano do ensino médio
Resumo
O ensino da Matemática centrado em si mesmo, desvinculado do cotidiano e sem aplicabilidade direta, tem se mostrado como um fator desencadeante do desinteresse dos alunos da escola pública pela disciplina Matemática. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de ensino, visando contribuir para minimizar o desinteresse dos alunos, pela disciplina Matemática. O presente trabalho propôs uma ação de cunho interdisciplinar como ferramenta de articulação entre os conhecimentos da Matemática e das Ciências da Natureza no âmbito dos laboratórios de Física, de Química e de Biologia, com alunos de duas turmas de 2.o ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará, com o intuito de desenvolver competências e construir conhecimentos para a vida. Foram realizadas atividades (teóricas e experimentais), de cunho interdisciplinar com áreas comuns a matemática (a Física, a Química e a Biologia), nos Laboratórios de Ciências da Natureza(LCN). Os resultados apontaram que os sujeitos aderiram aos procedimentos metodológicos, e reagiram positivamente diante dos resultados obtidos por meio dos experimentos realizados no LCN. Após o desenvolvimento das práticas, verificou-se que a atividade interdisciplinar contribuiu para uma visão da disciplina Matemática de forma mais significativa, e concluiu-se, então, que essa proposta forneceu ao professor uma ferramenta eficaz contra o desinteresse em matemática pelos alunos.
[Download TCC]