MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROSANGELA DOS SANTOS BELO

UNESP - Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente - SP

Dissertação

Título
APRENDENDO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS COM SITUAÇÕES PROBLEMA
Resumo
Com o objetivo de expandir as experiências com a utilização da Metodologia de Resolução de Problemas, visando o aprimoramento da prática do professor e a motivação ao uso desta estratégia metodológica em suas dinâmicas de aula, propõ-se a discussão de como os discentes podem aprender por meio da utilização de experiências com situações problema, afim de promover a superação de suas dificuldades e enganos, contribuir no aperfeiçoamento de seus argumentos e na validação de suas respostas. No desenvolvimento deste projeto abordam-se alguns aspectos que se julgam pertinentes ao ensino da geometria, mais especificamente aos cálculos de perímetro e área de figuras planas. Ao relatar experiências coletadas dos trabalhos realizados com alunos da 1 a série A do Ensino Médio da Escola Estadual Profa Maria Evanilda Gomes, situada em Itororó do Paranapanema, distrito da cidade paulista de Pirapozinho, acompanhados à partir de agosto de 2014. Para promover uma visão geral do rendimento escolar desta sala busca-se coletar os dados apresentados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no Relatório Pedagógico sobre o SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2013, IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) 2013 e resultados obtidos das provas diagnósticas aplicadas referentes à turma em questão. Para tanto, utilizaram-se indicadores importantes que retratam a realidade da escola e que serviram de base para o desenvolvimento deste trabalho.
[Download TCC]