MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROSE MARY DOS SANTOS FARIAS RAMOS

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO SUPORTE PARA O ESTUDO DE SEQUÊNCIAS E REGULARIDADES: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente estudo é um trabalho de mestrado desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede nacional – PROFMAT, Campus de Vitória da Conquista (BA) que teve como objetivo principal estudar as possibilidades e as contribuições de se utilizar a Metodologia da Investigação Matemática – MIM, no ensino de matemática, em especial no estudo de sequências e regularidades. A Experiência de Ensino foi realizada numa turma de 1º ano do ensino médio, ocorrida entre os meses de março e maio do ano de 2015. Este estudo assenta-se na conjectura de que as atividades de cunho exploratório despertam a curiosidade do aluno e desenvolve o raciocínio lógico, levando o aluno a estabelecer estratégias, formular seus próprios questionamentos, realizar teste, tornando-o autônomo de modo a construir sua própria aprendizagem. Além disso, pressupõe que o estudo de sequências, neste formato, possibilita o desenvolvimento das capacidades de representação e generalização, favorecendo a formação do pensamento algébrico. Assim, para estudar essa situação foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando obras que abordavam a Metodologia de Investigação Matemática de modo a aprofundar meus conhecimentos sobre o tema. O desenvolvimento da pesquisa, em sala de aula, foi estruturada a partir da aplicação de um questionário de sondagem e cinco atividades investigativas, sendo a primeira utilizada para apresentar aos alunos a MIM na resolução das tarefas. Para o desenvolvimento da pesquisa optei por utilizar uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, utilizando como forma de recolha de dados a observação, gravação de áudio e relatórios das atividades. Os resultados foram categorizados de acordo com os dados obtidos se observando as atitudes dos alunos frente à realização das atividades, as representações matemática, as estratégias de generalização, as capacidades e dificuldades ocorridas durante o processo. Dessa forma, apesar de algumas dificuldades encontradas nesta experiência, os resultados obtidos no decorrer desse estudo evidenciam que a utilização da MIM pode motivar o aluno a aprender e desenvolver capacidades transversais que contribuem para o amadurecimento de estratégias e habilidades matemáticas imprescindíveis para a aprendizagem de conteúdos da disciplina.
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