MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RUTINELY TAMBURINI DE OLIVEIRA

UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC

Dissertação

Título
UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE SOBRE A RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO ESTATÍSTICO NO PROCESSO DE PESQUISA
Resumo
Este artigo versa sobre a experiência de uma prática profissional que envolve o conhecimento estatístico relacionado ao processo de pesquisa. Considerando as várias características e desdobramentos referentes à pesquisa científica, objetivamos esboçar algumas noções do conhecimento estatístico que sendo articulado poderá contribuir principalmente com a metodologia e análise de resultados da mesma. O presente estudo se efetivou a partir de uma oficina realizada com os alunos da turma de Licenciatura em Física do oitavo período do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre – IFAC, Campus Sena Madureira. Ao longo do desenvolvimento da oficina relatamos sobre fatos que parecem evidentes em relação à importância de que o professor compreenda a relevância em buscar conhecimentos sempre que necessário para ampliar a sua formação e de sua realidade, e assim venha adquirir as condições necessárias para que possa atuar como agente transformador. Além disso, o estudo chama atenção sobre a formação inicial e continuada no sentido de que o professor possa desenvolver maior domínio, competência e habilidade com noções de conhecimentos de Estatística como coadjuvante para o aperfeiçoamento da pesquisa. Assim, o estudo apresenta perspectivas positivas sobre alguns conhecimentos estatísticos que poderão fomentar o processo de pesquisa e, portanto, contribuir na formação do professor com uma visão crítica das informações das quais está imerso constantemente, daí revela a necessidade de (re) pensarmos maneiras de agir do professor sobre a sua principal atribuição.
[Download TCC]