MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SANILENI GUTEMBERG DOS SANTOS

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
NÚMEROS INTEIROS: ESTRATÉGIAS QUE VISAM FACILITAR A COMPREENSÃO DE CONCEITOS E OPERAÇÕES
Resumo
A dificuldade dos alunos em compreender situações, quer escolares ou da vida que envolvem números inteiros, em especial os negativos, requer que nós, professores de Matemática, repensemos nossas práticas pedagógicas. Com esse pressuposto, o objetivo deste trabalho é apresentar estratégias diferenciadas, que visem potencializar a aprendizagem dos educandos em relação ao tema. Para tal fim, procuramos, inicialmente, apresentar fundamentações teóricas com abordagens de assuntos relevantes sobre os números inteiros expressos em documentos ligados à educação e mostrar índices de acertos dos alunos do 7º ano da rede municipal (Rio de Janeiro) em questões de avaliações que exploram o assunto. O trabalho também apresenta um breve histórico dos números negativos e mostra como são apresentados os conteúdos ligados aos números inteiros em alguns materiais didáticos. Contém relatos de experiências ocorridas durante a formação de um grupo de alunos do 7º ano de uma escola pública municipal, cujos objetivos eram tentar observar as causas das dificuldades nos assuntos relacionados ao tema em questão e desenvolver ações – apresentadas neste trabalho - que possam contribuir significativamente no processo de construção do conhecimento. Reflexões sobre as ações pedagógicas em relação à abordagem do assunto também estão presentes neste material.
[Download TCC]