Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SCHIRLANE DOS SANTOS AGUIAR RODRIGUES
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
A TEORIA DE VAN HIELE APLICADA AOS TRIÂNGULOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho apresentou uma proposta para o ensino de Geometria, especificamente o
estudo dos conceitos relativos aos triângulos com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental,
os quais constituíram os sujeitos da pesquisa. Como fundamentação teórica é apresentada
a teoria da van Hiele. O trabalho trouxe uma sequência didática para que o aluno venha
conhecer e familiarizar-se com o triângulo quanto a sua classificação, condição de existência,
medidas dos lados e ângulos, soma dos ângulos internos, teorema do ângulo externo e
casos de congruência. Os instrumentos de pesquisa foram o teste de van Hiele, testes sobre
triângulos e uma sequência de atividades sobre triângulos. Após análise dos resultados
obtidos, estes mostraram que a sequência organizada de tarefas e a maneira como foram
desenvolvidas através da intervenção pedagógica com uso de materiais manipuláveis,
envolvendo a interação entre os alunos, entre a professora e os alunos e os momentos de
discussão, foram fundamentais para a compreensão dos conceitos geométricos envolvidos.
[Download TCC]