Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TATIANA VIEIRA DOS SANTOS PAIVA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
O DESAFIO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Resumo
Diante do fraco desempenho em matemática dos alunos do ensino básico apontado
nas últimas avaliações nacionais surge a necessidade de identificar práticas para a
melhoria do ensino-aprendizagem na disciplina. A utilização das Tecnologias da
Informação e Comunicação, se aplicadas corretamente, tem sido apontada por
muitos pesquisadores como capaz de estimular a interação e autonomia do
aprendizado. A linguagem matemática possui características que as distingue da
linguagem natural e o papel do professor é determinante no aprendizado desta. A
comunicação da simbologia matemática através das novas tecnologias é um desafio
que pode entravar o processo de ensino aprendizagem seja no ensino à distância,
seja no ensino presencial. A proposta deste trabalho é, através de um levantamento
bibliográfico, identificar esta e outras dificuldades que impeçam a utilização eficaz
das tecnologias nas aulas de matemática e apontar meios para que os professores
possam superar esses obstáculos. Através da coleta de dados por meio de um
questionário, este trabalho colhe informações de professores de matemática a
respeito da utilização destas tecnologias e dos softwares usados pelos mesmos para
a comunicação da matemática através delas. Os resultados apontam que a ampla
maioria dos professores pesquisados inclui as TICs nas suas aulas, apesar dos
desafios, e os que ainda não o fazem, desejam incorporá-las às suas práticas. Ao
final destas discussões, este trabalho apresenta uma lista de programas
computacionais usados para traduzir a matemática através das tecnologias como
sugestões para facilitar esse processo.
[Download TCC]