MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: TATIANA VIEIRA DOS SANTOS PAIVA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
O DESAFIO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Resumo
Diante do fraco desempenho em matemática dos alunos do ensino básico apontado nas últimas avaliações nacionais surge a necessidade de identificar práticas para a melhoria do ensino-aprendizagem na disciplina. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, se aplicadas corretamente, tem sido apontada por muitos pesquisadores como capaz de estimular a interação e autonomia do aprendizado. A linguagem matemática possui características que as distingue da linguagem natural e o papel do professor é determinante no aprendizado desta. A comunicação da simbologia matemática através das novas tecnologias é um desafio que pode entravar o processo de ensino aprendizagem seja no ensino à distância, seja no ensino presencial. A proposta deste trabalho é, através de um levantamento bibliográfico, identificar esta e outras dificuldades que impeçam a utilização eficaz das tecnologias nas aulas de matemática e apontar meios para que os professores possam superar esses obstáculos. Através da coleta de dados por meio de um questionário, este trabalho colhe informações de professores de matemática a respeito da utilização destas tecnologias e dos softwares usados pelos mesmos para a comunicação da matemática através delas. Os resultados apontam que a ampla maioria dos professores pesquisados inclui as TICs nas suas aulas, apesar dos desafios, e os que ainda não o fazem, desejam incorporá-las às suas práticas. Ao final destas discussões, este trabalho apresenta uma lista de programas computacionais usados para traduzir a matemática através das tecnologias como sugestões para facilitar esse processo.
[Download TCC]