Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TATIANE PATRICIA VALOTTO SACCO
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Três Lagoas - MS
Dissertação
Título
ANÁLISE DE DUAS METODOLOGIAS DISTINTAS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: METODOLOGIA TRADICIONAL E CONTEXTUALIZADA
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo a análise de duas metodologias diferentes para a abordagem de estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Para desenvolvê-la, realizamos um estudo baseado em sequências didáticas com duas turmas do nono ano de uma Escola Estadual, localizada na cidade de Castilho, estado de São Paulo. As duas sequências didáticas foram pautadas em conteúdos básicos de Estatística previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. É importante ressaltar que ambas as sequências de ensino abordaram os mesmos conteúdos e habilidades. O que diferenciou as aulas de uma turma para a outra foi o modo como os conteúdos foram apresentados: numa turma, as aulas foram ministradas de forma tradicional, enquanto na outra turma, houve contexto e problematização onde os alunos foram protagonistas. Os resultados do desempenho dos estudantes durante a pesquisa foram satisfatórios em ambas as turmas, porém, o método contextualizado resultou melhores resultados na aprendizagem.
[Download TCC]