MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: TELMA FERREIRA DA SILVA REGIS

UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO

Dissertação

Título
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS QUE INGRESSARAM NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA EM 2015 – CAMPUS VILHENA
Resumo
Este trabalho, apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, na Universidade Federal de Rondônia, foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Vilhena, tendo como objetivo diagnosticar o conhecimento matemático de 166 alunos ingressantes nos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, por meio da verificação de suas dificuldades, habilidades e competências, conforme os descritores apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs para a área de Matemática. Construiu-se para esta finalidade uma avaliação diagnóstica com foco na resolução de problemas, composta de duas etapas: a primeira, objetiva, contendo 30 itens (questões) cedidos pelo INEP, com conteúdos referentes a nono ano do Ensino Fundamental; e, a segunda, discursiva, composta por 10 questões, envolvendo situações diversas e cotidianas. Os resultados demonstraram que, nas cinco turmas avaliadas, o conhecimento matemático dos alunos é inferior ao esperado para estudantes oriundos do Ensino Fundamental. De modo geral, 57% dos 166 alunos avaliados necessitam suprir suas defasagens na área de matemática básica de 6º a 9º ano. Observa-se também um grave problema na interpretação das questões discursivas, pois parte considerável dos alunos compreendia parcialmente o que era solicitado, ocorrendo em diversos casos perda de informação para a execução do exercício; e outros, ainda demonstraram iniciativa na resolução, porém como lhes faltassem estratégias adequadas, geraram resultados incorretos.
[Download TCC]