MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: THAIS DE SALES RIBEIRO

PUC - Pontifícia Universidade Católica-Rio - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Poliedros de Arquimedes: um estudo enriquecedor para as aulas de gometria espacial na rede pública
Resumo
Este trabalho tem como eixo principal a inclusão do estudo dos Poliedros de Arquimedes para complementar o conteúdo mínimo de geometria espacial, que e exigido para desenvolvimento dessa disciplina no ensino médio da rede publica de ensino. O trabalho foi desenvolvido de forma a valorizar o estudo de geometria, que apesar da sua extrema importância, vem perdendo espaço para a álgebra dentro do currículo mínimo, imposto pela Secretaria Estadual de Educação, e despertar no aluno o interesse pelo conteúdo a ser trabalhado. Dividido em três etapas, o desenvolvimento do trabalho iniciou-se com a planificação de poliedros, abrangendo o conceito de face, vértices e arestas, posições de reta e plano no espaço, construção de poliedros, poliedros regulares e semirregulares, visualização espacial, a relação de Euler e a demonstração do motivo pelo qual só existam cinco poliedros regulares. A utilização de recursos tecnológicos como ferramenta facilitadora no ensino, nesse primeiro momento, teve também como grande função, a busca da atenção e do interesse do aluno pelo conteúdo. A segunda e terceira etapas foram de exposição do trabalho desenvolvido no primeiro momento com intuito de, através da arte, expor de forma rápida e sucinta, quais são os poliedros de Platão, os Poliedros de Arquimedes e suas principais características, buscando alcançar um público além da sala de aula. Na terceira etapa, o aluno passa a ser o protagonista no desenvolvimento da oficina, que acontece simultaneamente à exposição do conteúdo através da arte.
[Download TCC]