Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TIAGO STEFANELO E SILVA
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS
Dissertação
Título
MATEMÁTICA INCLUSIVA: ENSINANDO MATRIZES A DEFICIENTES VISUAIS
Resumo
Nos últimos anos a inclusão de portadores de deficiência vem sendo amplamente
discutida, porém, ainda são poucas as alternativas para um processo que seja
realmente inclusivo pois ainda esbarramos em muitas dificuldades tanto estruturais
quanto formativas. Sabemos que o processo de inclusão enfrentado nas escolas não
é uma tarefa simples, é preciso que o professor esteja preparado, entenda o tipo de
deficiência com a qual vai trabalhar e busque alternativas para que possa
desenvolver da melhor forma possível o processo. O presente trabalho tem como
objetivo principal relatar um processo de ensino-aprendizagem, procurando
introduzir o conceito de matrizes e suas operações elementares para um aluno com
deficiência visual total utilizando-se de material concreto simples o qual pode ser
confeccionado sem grandes recursos por professores que tenham que trabalhar com
alunos que apresentem esta deficiência. Relatamos também alguns encontros feitos
onde foi utilizado o leitor de tela para Windows “NonVisual Desktop Access”,
objetivando a resolução de exercícios de fixação. Finalmente, na conclusão,
relatamos as várias adaptações feitas e as várias dificuldades encontradas durante o
processo para que atingíssemos a contento nossos objetivos.
[Download TCC]