Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LAZARO SOUZA SANTOS
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
Ladrilhamento no Plano: Uma Proposta de Atividade para o Ensino Medio
Resumo
O Ladrilhamento ou Mosaico consiste em revestir um determinado plano com estruturas
geometricas, ladrilhos, de maneira que n~ao sobrem espacos vazios e nenhuma estrutura sobreponha
as outras. Sabendo das diculdades dos alunos na compreens~ao dos conceitos
matematicos e que a matematica n~ao deve ser trabalhada de maneira compartimentalizada,
o ladrilhamento do plano pode se congurar uma importante estrategia de ensino, visto que
conceitos geometricos e conceitos algebricos podem ser relacionados. Dentro deste contexto,
como poderemos relacionar os conceitos geometricos, utilizando o ladrilhamento, com conceitos
algebricos trabalhados no Ensino Medio? Sendo assim, este estudo tem por objetivo
apresentar uma proposta de atividade educacional voltada para alunos do Ensino Medio
relacionando a geometria com os conteudos algebricos que fazem parte da grade curricular
do Ensino Medio tendo como eixo norteador o Ladrilhamento no Plano. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, exploratoria realizada por meio da revis~ao de literatura utilizando o
descritor geometria nas seguintes bases de dados: Boletim de Educac~ao Matematica - BOLEMA
e Revista de Educac~ao Matematica - ZETETIKE. Utilizamos o descritor desao
geometrico na seguinte base de dados: Banco Indutor de Trabalhos - BIT do PROFMAT e
utilizamos o descritor pavimentac~oes na seguinte base de dados: Biblioteca digital da Universidade
Estadual Paulista - UNESP. Analisamos tambem as Publicac~oes do Ministerio da
Educac~ao - MEC, da Sociedade Brasileira de Matematica - SBM e da biblioteca do nucleo
de educac~ao a dist^ancia da UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Como criterio de
inclus~ao foram selecionadas produc~oes cientcas a partir do ano de 2000 e que abordaram
o eixo tematico ladrilhamento no plano. Encontramos 210 produc~oes cienticas e destas
somente 13 adequaram-se ao criterio de inclus~ao. A proposta de atividades foi subdividida
em cinco atividades: Ladrilhamento com Polgonos Regulares, Ladrilhamento com Polgonos
Semirregulares, Completando Quadrados com Ladrilhamento, O Quadrado da Soma de Dois
Termos atraves do Ladrilhamento e O Ladrilhamento e o Teorema de Pitagoras. Ao -
nal deste trabalho foi possvel identicar que existe a possibilidade de relacionar conceitos
geometricos com conceitos algebricos. Atraves do ladrilhamento do plano podemos abordar
conteudos algebricos, tais como: express~oes algebricas, equac~ao do 1o grau, resoluc~ao de
equac~oes do 2o grau e o teorema de Pitagoras.
[Download TCC]