Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VALÉRIA MUNIZ LIMA DE SOUSA
UEM - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR
Dissertação
Título
CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO DAS NOÇÕES DE DISCRETO E CONTÍNUO NO AMBIENTE DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumo
A presente pesquisa está dirigida à investigação da construção do pensamento matemático acerca das noções de discreto e contínuo em crianças, envolvidas em ambiente de Modelagem Matemática. O objetivo foi de ressaltar a importância da abordagem da complementaridade do par discreto/contínuo, desde os primeiros anos de escolarização, a fim de contribuir para o desenvolvimento do pensamento abstrato, necessário para a ampliação do campo numérico dos alunos. A população investigada consistiu em uma turma composta por vinte e um alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com idades entre nove e doze anos, em uma instituição pública de ensino do município de Peabiru – Pr. Considerando a Modelagem Matemática como estratégia de ensino, abordamos o conceito de Equações de Diferenças por serem muito utilizadas na formulação de modelos matemáticos de fenômenos biológicos, que constituem processos contínuos, mas são analisados sob o ponto de vista discreto, assim como a abordagem das atividades realizadas pelos alunos. A análise dos dados aponta que as crianças utilizam-se do pensamento discreto na organização do raciocínio matemático sobre problemas concretos, sendo que a ideia de continuidade deverá ser formalizada ao longo do percurso escolar em paralelo a outros conceitos da Ciência. Neste sentido, proporcionar situações nas quais essas duas ideias sejam exploradas, de maneira intuitiva, deve contribuir para o desenvolvimento de conceitos mais complexos futuramente como, o que tem ênfase em nosso estudo, a noção de números reais. Ressaltamos ainda as contribuições da Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando promover discussões e reflexões a respeito da grandeza numérica, bem como desenvolver a autonomia e o interesse dos estudantes na abordagem de problemas com referência na realidade.
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