MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: VLADEMIR FERNANDES DE OLIVEIRA JÚNIOR

UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO

Dissertação

Título
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA COMPROMETIDA COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Resumo
Esta pesquisa visa analisar a opção metodológica da resolução de problemas para o ensino de Matemática. Para tanto, foi necessário percorrer um caminho mais amplo, a fim de contextualizar o ensino de modo geral (em termos de princípios educativos) sua trajetória e evolução histórica, bem como o ensino de matemática. Neste percurso, alguns elementos foram observados tais como: os aspectos históricos relevantes no período de mudança de paradigmas na educação, na passagem de uma educação pautada na transferência de conhecimento para aquela objetivada por uma construção do mesmo de modo mais amplo, rico e participativo; a perspectiva de ensino a partir das novas alternativas para o ensino de Matemática e; a Metodologia da Resolução de Problemas, suas possibilidades de real auxílio na construção do conhecimento matemático. Para tanto, algumas questões foram problematizadas e puderam nos conduzir no desenvolvimento da pesquisa. Tais questões estavam relacionadas às deduções que podemos tirar do percurso histórico da educação que contribui para o ensino de Matemática atual. Assim como, orientar de que forma a resolução de problemas se destaca como uma metodologia alternativa condizente com as necessidades educativas atuais e de que maneira poderíamos abordar tópicos da Matemática utilizando a resolução de problemas. Ao responder tais questionamentos, podemos caracterizar adequadamente a Metodologia da Resolução de Problemas e evidenciar sua potencialidade para o ensino de Matemática em nossa época.
[Download TCC]