MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WELLINGTON GONÇALVES LEMOS

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ

Dissertação

Título
O uso de uma sala interativa para a aprendizagem de poliedros estrelados no ensino médio
Resumo
Atualmente o trabalho com poliedros estrelados no ensino médio não possui registro nas propostas oficiais nacionais. Tais poliedros despertam interesse nos professores, também nos alunos, devido sua beleza e também pela sua estrutura conceitual. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como uma sala de aula interativa voltada para a diversidade, e não apenas para limitações de habilidades dos alunos, contribui cognitiva e diferentemente no aprendizado de cada um deles quando o tema estudado são os poliedros estrelados. Mostramos como uma sala interativa é capaz de incluir alunos que facilmente se excluem da aula devido a uma dificuldade apresentada ao realizar atividade com um recurso que expõe suas limitações. Essa arquitetura de sala de aula desafia os educadores a repensarem as diferentes possibilidades para análise do processo ensino-aprendizagem. Além de propor inovações curriculares, acreditamos que os resultados do trabalho tragam novas perspectivas para a análise do aprendizado matemático mediante o uso de dobraduras, planificações, animações e vídeos didáticos.
[Download TCC]