MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WIVIANE VALÉRIO

USP - Universidade de São Paulo - São Carlos - SP

Dissertação

Título
Resolução de problemas, uma abordagem com questões da OBMEP em sala de aula
Resumo
A questão desta pesquisa é investigar a Resolução de Problemas aplicada à situações-problema da OBMEP (Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas) em sala de aula, na tentativa de despertar no aluno o gosto pela Matemática, colaborando para o ensino-aprendizagem, construção do espírito crítico e tomada de decisões quanto cidadão. Nos apoiamos em Polya (2006), Dante (1991), Onuchic e Allevato (2004), Mendes (2009), Pozo et al. (1998), Baldin et al. (2012) e documentos oficiais (Brasil (1997), Brasil (1998), Brasil (1999) e SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação (2011)). Apresentamos de forma sucinta a história da Educação Matemática (Onuchic e Allevato (2004)) e as etapas propostas por George Polya (2006) em seu livro, A arte de resolver problemas. Nossa investigação constitui uma pesquisa-ação qualitativa (Lüdke e André (2001), André (2008) e Bogdan e Biklen (1994)), na medida que desenvolvemos uma Atividade no 8o ano do Ensino Fundamental - Anos Finais da rede pública estadual paulista, utilizando uma questão do Banco de Questões da OBMEP, com 21 alunos, de 13 a 14 anos, procurando nos aproximar das indicações de Polya (2006), Dante (1991) e Baldin et al. (2012), quanto à Resolução de Problemas. As análises nos indicam que ao optar por desenvolver conteúdos com situações-problema, sendo esses desafiadores, utilizando problemas auxiliares e materiais concretos, os alunos mostraram-se participativos e interessados, facilitando sua aprendizagem, com dificuldades para validar e buscar novas soluções.
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