Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEANDRO SOPELETTO CARREIRO
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
TÓPICOS DE MATEMÁTICA DISCRETA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA
Resumo
Em suas atividades diárias, o ser humano pratica o saber informal, muitas vezes de
forma inconsciente, lançando mão de estratégias diferentes para os mais diversos tipos de
problemas. Quando falamos em matemática, pensamos imediatamente em um conjunto
de fórmulas e teoremas, ou em contas muito complicadas. Na verdade, a matemática
está presente nas atitudes mais simples e corriqueiras do dia a dia, como, por exemplo,
juntar algumas moedas para pagar uma passagem, analisar e comparar os preços para
decidir se compensa levar o shampoo de 200ml ou 400ml, na simetria e aerodinâmica dos
instrumentos de caça dos índios, na habilidade que um feirante usa a balança de pratos e
seus pesos. Enfim, são inúmeras as situações onde o saber matemático se faz presente
na vida do homem e cada grupo se apropria e aperfeiçoa esses saberes de acordo com
suas necessidades. Este trabalho tem como principal objetivo desenvolver e aplicar uma
proposta para o ensino de alguns tópicos da matemática discreta sob a perspectiva da
Etnomatemática, em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), estabelecendo um
elo entre as experiências cotidianas trazidas por esses alunos e os saberes historicamente
acumulados da humanidade. Foi utilizada, com o fim de obter dados importantes sobre o
perfil do público em estudo, uma pesquisa qualitativa. Esse levantamento foi feito com
alunos de uma instituição pública de ensino, por meio de um questionário investigativo.
Com a análise dos dados, pode-se observar que trata-se de um público diferenciado e
diversificado; pessoas de faixas etárias distintas e objetivos diversos. A fim de tornar os
conteúdos abordados mais próximos das realidades dos alunos, foram adotadas atividades
com situações cotidianas. Além disso, foi confeccionado um dominó de números racionais.
[Download TCC]