MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALEX ROCHA GONÇALVES

UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Raciocínio Combinatório: Uma proposta de aula para o 6º ano do Ensino Fundamental Utilizando o Jogo da Senha
Resumo
Este trabalho apresenta o jogo da senha como ferramenta no processo de ensino do Princípio Fundamental de Contagem e das Permutações Simples para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Acredita-se que o jogo é um bom recurso para ajudar o educando a construir suas novas descobertas. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo empregar uma forma lúdica e participativa do aluno em sua aprendizagem, pois assim, ele aprende a partir de suas ações e reflexões. Nesta proposta, o discente é parte atuante na construção de seu conhecimento, uma vez que o jogo proporciona interações concretas entre os participantes do processo. O aluno de uma forma gradual assimila os ensinamentos e constrói suas estratégias baseando-se em experiências adquiridas durante o processo de ensinoaprendizagem. Após serem submetidos ao jogo, os educandos mostraram-se bem mais receptivos aos ensinamentos, e os resultados em relação às questões propostas foram amplamente satisfatórios. O método utilizado proporcionou uma melhora significativa no raciocínio combinatório dos alunos e mostra outra forma de estudar matemática.
[Download TCC]