Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALEX ROCHA GONÇALVES
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Raciocínio Combinatório: Uma proposta de aula para o 6º ano do Ensino Fundamental Utilizando o Jogo da Senha
Resumo
Este trabalho apresenta o jogo da senha como ferramenta no processo de ensino do
Princípio Fundamental de Contagem e das Permutações Simples para alunos do 6º
ano do Ensino Fundamental. Acredita-se que o jogo é um bom recurso para ajudar
o educando a construir suas novas descobertas. Desta forma, a pesquisa tem por
objetivo empregar uma forma lúdica e participativa do aluno em sua
aprendizagem, pois assim, ele aprende a partir de suas ações e reflexões. Nesta
proposta, o discente é parte atuante na construção de seu conhecimento, uma vez
que o jogo proporciona interações concretas entre os participantes do processo. O
aluno de uma forma gradual assimila os ensinamentos e constrói suas estratégias
baseando-se em experiências adquiridas durante o processo de ensinoaprendizagem.
Após serem submetidos ao jogo, os educandos mostraram-se bem
mais receptivos aos ensinamentos, e os resultados em relação às questões
propostas foram amplamente satisfatórios. O método utilizado proporcionou uma
melhora significativa no raciocínio combinatório dos alunos e mostra outra forma
de estudar matemática.
[Download TCC]