Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALTINO DA SILVA NETO
UFRR - Universidade Federal de Roraima - Boa Vista - RR
Dissertação
Título
CONVITE ÀS EQUAÇÕES DIOFANTINAS: uma abordagem para a educação básica
Resumo
Nesta dissertação, apresentamos os resultados de uma ampla pesquisa bibliográfica
sobre as equações diofantinas e seus métodos de solução mais utilizados. A mais
simples desta classe de equações é a da forma ax + by = c, com a, b e c números
inteiros e ab 6= 0, chamada equação diofantina linear nas duas incógnitas x e y. No
trabalho, expomos diversos métodos de resolução destas equações, em duas e três
incógnitas. Para tanto, utilizamos conceitos de divisibilidade, divisão euclidiana, máximo
divisor comum, números primos, dentre outros, que formam parte do currículo do Ensino
Fundamental. No Brasil, as equações diofantinas não são comumente exploradas
na Educação Básica, embora sejam perfeitamente compreensíveis nesse nível, como
se mostra no texto do professor A. Guelfond, consultado na redação do trabalho. Na
dissertação, incluímos, também, um capítulo sobre as contribuições de Diofanto para a Aritmética, que pode ser uma fonte de motivação para o estudo das equações diofantinas; e outro capítulo, ampliando as perspectivas sobre equações diofantinas não lineares. Esperamos que o trabalho seja uma fonte bibliográfica facilmente acessível
aos professores da Educação Básica, e estimule seu interesse e criatividade para a introdução elementar desses conteúdos na prática docente e na preparação dos alunos
para as Olimpíadas de Matemática.
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