Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA GABRIELA DE BRITO DE MOURA
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esta dissertação corresponde a uma pesquisa na qual se investigou o potencial da história da matemática como recurso didático adicional para o Ensino Médio e se propõe um conjunto de textos referentes aos conteúdos principais ministrados neste nível de ensino. Os referidos textos podem ter um potencial motivador para a aprendizagem de matemática, visto que têm como objetivo o auxílio na prática dos professores em sala de aula. Para realizar a pesquisa, buscaram-se as ideias básicas dos principais autores sobre o uso a história no ensino da matemática, as principais pesquisas sobre o tema, como também a inserção da história em forma de textos em livros didáticos, paradidáticos e universitários sobre história da matemática. Para alguns conteúdos científicos de matemática do Ensino Médio, propostos pelo Currículo em Movimento, foi feito um apanhado histórico sobre o assunto, destacando: principais mentores, contexto em que foi concebido, aplicações e curiosidades, quando for julgado relevante para o entendimento do tema. Além disso, foi feita uma pesquisa empírica junto a professores do Distrito Federal, na qual se coletaram opiniões dos mesmos sobre o uso da história no Ensino Médio. Acredita-se no potencial dos textos como recurso didático no sentido de fornecer contexto e significado à aprendizagem dos estudantes, motivar o interesse dos alunos pela matemática, obter resultados mais significativos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de matemática.
[Download TCC]