Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA LUCIA GONÇALVES DE ANDRADE SILVA
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
APRENDER COM OS ERROS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O erro, ao longo da história da Educação Matemática, é apontado como aspecto negativo. Sendo assim, é importante mudar essa concepção. Cabe ao professor tornar o erro uma tentativa de acerto. Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as potencialidades do erro para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Assim, a experiência relatada foi realizada em uma escola
pública de Petrolina-PE, com uma turma da 2ª série do ensino médio, composta por 40 estudantes e 3 professores de matemática dessa mesma escola, verificando a compreensão do erro para educandos e educadores, por meio de atividades e discussões, ajudando-os a enfrentarem desafios, questionando suas atitudes, desenvolvendo a autoconfiança e vendo o erro como acerto a ser alcançado. No presente estudo, verificou-se que a maioria dos professores não trabalha com o erro por falta de tempo. Também foi observada a importância de se conhecerem as
causas dos erros, para reorganizar a prática docente e utilizar metodologias criativas, enquanto o aluno pôde descobrir seus equívocos, conhecendo novos caminhos para atingir seus objetivos, melhorando sua aprendizagem.
[Download TCC]