Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA PAULA FERREIRA DOS SANTOS
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
A CRIPTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTEXTO HISTÓRICO, CIFRAS SIMÉTRICAS, APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E MUITAS OUTRAS CURIOSIDADES.
Resumo
Neste trabalho, temos como objetivo propor atividades que façam uso do estudo da criptografia
e das cifras simétricas como mais uma opção de material de trabalho para o professor
de Matemática do segundo segmento do Ensino Fundamental, visando ajudar o docente a
estimular a aprendizagem e despertar o interesse dos alunos pela disciplina. Para utilizar
a criptografia, devemos saber o que é, como funciona e conhecer sua história e, para
auxiliar o professor nessa parte, fizemos um breve resumo sobre a história da criptografia.
Citamos seus principais momentos, esclarecemos e exemplificamos diversos tópicos
como, por exemplo, as cifras simétricas de substituição, transposição, monoalfabéticas
e polialfabéticas. Abordamos, de forma sucinta, as principais teorias de aprendizagem
formuladas até os dias de hoje. Esse estudo foi de extrema importância na elaboração
das atividades propostas, pois contribuiu para uma melhor compreensão do processo de
ensino e aprendizagem da matemática. Nas atividades propostas, fizemos uma conexão
entre a criptografia, o processo de ensino da matemática e alguns conteúdos matemáticos
a serem trabalhados no ensino fundamental. Finalizamos defendendo a ideia de que a
criptografia pode ser utilizada como mais um método de estímulo para desenvolver no
aluno o gosto pela matemática, aperfeiçoando o seu raciocínio lógico, ensinando-o a pensar
matematicamente por meio de situações interessantes e motivantes.
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