MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDRÉIA CAETANO DA SILVA CURTY

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
Números Racionais e suas Diferentes Representações
Resumo
O presente trabalho refere-se à construção de ideias e conceitos matemáticos em torno da habilidade de identificar e associar a equivalência entre as diversas representações de um mesmo número racional (fração, decimal e porcentagem). A investigação justificase pela dificuldade que muitos alunos apresentam no domínio dessa habilidade e por reconhecer que a não acessibilidade dos discentes ao conceito de número racional pode gerar graves defasagens à aprendizagem, nos diversos ramos da Matemática. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é aplicar uma sequência didática e verificar se a mesma contribuiu positivamente para o aprendizado da habilidade de reconhecer e associar as diferentes representações para um mesmo racional. A sequência didática foi aplicada a alunos do 9o ano do Colégio Estadual Jaime Queiroz de Souza, em Portela – RJ, os quais foram submetidos à um teste inicial (Pré-Teste) para verificar o nível de conhecimento prévio sobre o assunto, intervenção pedagógica, na qual se implementaram estratégias focadas em jogos manipuláveis e reaplicação do teste inicial (Pós-Teste) para verificar se houve ou não um avanço no aprendizado após a intervenção pedagógica. Diante da pesquisa bibliográfica e da análise das respostas dos alunos no pré-teste e pós-teste, pode-se constatar que o ensino e a aprendizagem dos números racionais necessita de uma atenção especial e o professor, usando métodos de ensino diversificados como materiais concretos, contribui para a erradicação das dificuldades que muitos alunos apresentam em identificar e associar as diferentes e equivalentes representações para um mesmo número racional.
[Download TCC]