Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDRÉIA CAETANO DA SILVA CURTY
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
Números Racionais e suas Diferentes Representações
Resumo
O presente trabalho refere-se à construção de ideias e conceitos matemáticos em torno
da habilidade de identificar e associar a equivalência entre as diversas representações
de um mesmo número racional (fração, decimal e porcentagem). A investigação justificase
pela dificuldade que muitos alunos apresentam no domínio dessa habilidade e por
reconhecer que a não acessibilidade dos discentes ao conceito de número racional pode
gerar graves defasagens à aprendizagem, nos diversos ramos da Matemática. Assim, o
objetivo principal desta pesquisa é aplicar uma sequência didática e verificar se a mesma
contribuiu positivamente para o aprendizado da habilidade de reconhecer e associar as
diferentes representações para um mesmo racional. A sequência didática foi aplicada a
alunos do 9o ano do Colégio Estadual Jaime Queiroz de Souza, em Portela – RJ, os quais
foram submetidos à um teste inicial (Pré-Teste) para verificar o nível de conhecimento prévio
sobre o assunto, intervenção pedagógica, na qual se implementaram estratégias focadas em
jogos manipuláveis e reaplicação do teste inicial (Pós-Teste) para verificar se houve ou não
um avanço no aprendizado após a intervenção pedagógica. Diante da pesquisa bibliográfica
e da análise das respostas dos alunos no pré-teste e pós-teste, pode-se constatar que o
ensino e a aprendizagem dos números racionais necessita de uma atenção especial e o
professor, usando métodos de ensino diversificados como materiais concretos, contribui
para a erradicação das dificuldades que muitos alunos apresentam em identificar e associar
as diferentes e equivalentes representações para um mesmo número racional.
[Download TCC]