Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANGELA BARROS DA SILVEIRA ANTUNES
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
O ENEM E O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é, na atualidade, a avaliação de maior interesse
por parte dos estudantes egressos do ensino médio, pois lhes propicia uma autoavaliação dos
conhecimentos adquiridos na educação básica, bem como uma forma de continuar seus estudos,
realizando o sonho de ingressar em uma universidade. Proposto anualmente a um valor bem
acessível à população em geral, configura-se na maior avaliação do país, contando na sua edição
de 2015 com um quantitativo de aproximadamente 7,7 milhões de participantes. No ENEM
grande parte da composição da prova de matemática e suas tecnologias é de questões que
versam sobre conteúdos desenvolvidos ainda no Ensino Fundamental. Diante disso, este
trabalho analisa o desempenho de um aluno do ensino fundamental (9.ºano), quando submetido
a questões do Enem referentes ao seu nível de aprendizagem. O presente estudo se traduz numa
pesquisa com alunos de uma escola pública do município de Nova Iguaçu, na qual foi aplicado
um Simulado com vinte questões retiradas de várias edições do Enem, condizentes com o
conhecimento escolar desse segmento. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi desenvolvida
em uma única etapa, com uma correção em que se atribuiu nota de 0 a 10. Esse resultado foi
confrontado com a nota escolar, afim de avaliar o quão significativo é o uso do ENEM também
neste segmento de escolaridade. Desse modo, este trabalho está dividido em três partes. A
primeira parte apresenta um histórico do ENEM, que foi criado em 1998 e passou por uma
grande reformulação em 2009, quando foi chamado de Novo ENEM. A segunda trata dos
assuntos Diagrama de Dispersão, Correlação Linear de Pearson e Regressão Linear, meios pelos
quais foi feita a análise dos resultados. Finalmente, na terceira parte há a descrição das questões
escolhidas para compor o Simulado ENEM, na qual também é apresentado o gabarito e alguns
comentários feitos pelos alunos. Nesse cenário, este trabalho contribui com uma reflexão acerca
do uso das questões do ENEM como mais uma ferramenta para contribuir eficientemente no
processo de aprendizagem dos alunos desse segmento.
[Download TCC]