Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO MARCOS ARAÚJO FERREIRA
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
CONHECENDO O TEOREMA DE BAYES Sugestão de aplicação ao Ensino Médio
Resumo
O trabalho tem como objetivo propor o estudo do Teorema de Bayes para as séries finais da
educação básica. O desenvolvimento se deu a partir da pesquisa bibliográfica acerca do criador
do Teorema, o reverendo inglês da igreja presbiteriana Thomas Bayes, descrevendo-se desde o
primeiro experimento idealizado por ele até a evolução do Teorema como conhecemos hoje.
Além da parte histórica, a metodologia incluiu o estudo dos elementos (definições,
demonstrações) de probabilidade necessários à compreensão do Teorema. Para alcance do
objetivo, sugeriu-se três propostas de aplicação do Teorema de Bayes, através de atividades,
para alunos do Ensino Médio. As propostas consistem em aplicações teóricas e práticas que
envolvem o problema de Monty Hall, a problemática do falso-positivo e o percentual de
assertividade referente à sensibilidade do resultado de um exame. Essas atividades totalizam
240 minutos e foram planejadas para serem realizadas em sala de aula. O Teorema de Bayes é
utilizado na Teoria de Resposta ao Item no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, se
adequa à proposta das competências e habilidades definidas pelos Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio e é utilizado em diversas áreas de conhecimento. Conclui-se
que sua aplicação, como conteúdo complementar para o estudo das Probabilidades, utilizandose
as propostas como ponto de partida, é possível e proporciona aos alunos uma gama maior de
conhecimentos, além de estimular a criatividade e o raciocínio.
[Download TCC]