MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIO MARCOS ARAÚJO FERREIRA

UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO

Dissertação

Título
CONHECENDO O TEOREMA DE BAYES Sugestão de aplicação ao Ensino Médio
Resumo
O trabalho tem como objetivo propor o estudo do Teorema de Bayes para as séries finais da educação básica. O desenvolvimento se deu a partir da pesquisa bibliográfica acerca do criador do Teorema, o reverendo inglês da igreja presbiteriana Thomas Bayes, descrevendo-se desde o primeiro experimento idealizado por ele até a evolução do Teorema como conhecemos hoje. Além da parte histórica, a metodologia incluiu o estudo dos elementos (definições, demonstrações) de probabilidade necessários à compreensão do Teorema. Para alcance do objetivo, sugeriu-se três propostas de aplicação do Teorema de Bayes, através de atividades, para alunos do Ensino Médio. As propostas consistem em aplicações teóricas e práticas que envolvem o problema de Monty Hall, a problemática do falso-positivo e o percentual de assertividade referente à sensibilidade do resultado de um exame. Essas atividades totalizam 240 minutos e foram planejadas para serem realizadas em sala de aula. O Teorema de Bayes é utilizado na Teoria de Resposta ao Item no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, se adequa à proposta das competências e habilidades definidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e é utilizado em diversas áreas de conhecimento. Conclui-se que sua aplicação, como conteúdo complementar para o estudo das Probabilidades, utilizandose as propostas como ponto de partida, é possível e proporciona aos alunos uma gama maior de conhecimentos, além de estimular a criatividade e o raciocínio.
[Download TCC]