Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: AUGUSTO HUNG
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Análise de Qualidade do Ensino nas Escolas Públicas do Distrito Federal Utilizando Prova Brasil: Uma Aplicação de Análise por Envoltória de Dados
Resumo
As escolas públicas do Distrito Federal possuem a mesma estrutura física e financeira, os alunos possuem o mesmo tipo de acesso, os professores possuem a mesma carreira. Porém os resultados da Prova Brasil são diferentes. Com o intuito de analisar a qualidade do ensino utilizando os resultados da Prova Brasil, as escolas foram divididas em dois grandes grupos que são Ensino Fundamental I e II porque estão em anos diferentes que é 5º ano e 9º ano, sem esquecer que cada um desses anos faz provas diferentes. Cada grupo foi dividido em dois conglomerados que são escolas que estão localizadas em regiões mais ricas com mais infraestrutura e em regiões mais pobres com menos infraestrutura. Em seguida aplicou-se o modelo DEA (Análise por Envoltória de Dados) nestes quatro grupos para obter-se informações de quais são as eficientes. Neste sentido, identificam-se ações e estratégia para que as escolas ineficientes sejam projetadas para o patamar de eficiência.
[Download TCC]