MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: BRUNO XAVIER DE SOUZA FLORES

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
PROGRESSÕES ARITMÉTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM EXPANSIVA
Resumo
Alguns tópicos da Matemática são abordados no Ensino Fundamental e, depois, retomados no Ensino Médio com o objetivo de aprofundar o referido assunto. Não é sempre que essa linha de raciocínio consegue um resultado satisfatório na prática. Propomos neste trabalho inserir a progressão aritmética de primeira ordem de forma introdutória no 9º ano do Ensino do Fundamental, já que se trata de um assunto trabalhado profundamente no Ensino Médio. Assim, nos anos seguintes, poderia ser revisto e ampliado com as progressões aritméticas de segunda ordem e, finalmente, uma apresentação das progressões aritméticas de ordem p. Vale ressaltar que as progressões aritméticas de ordem p > 1 não são abordadas no Ensino Médio na maioria das escolas e que pouquíssimos materiais didáticos tratam desse assunto. Consequentemente, poucos professores se deparam com esse conteúdo ao longo de sua formação até a graduação. Por esse motivo, acreditamos que esse trabalho sobre tal tópico interessante e não tão conhecido é de grande valia para os leitores desta dissertação.
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