Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BRUNO XAVIER DE SOUZA FLORES
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
PROGRESSÕES ARITMÉTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM EXPANSIVA
Resumo
Alguns tópicos da Matemática são abordados no Ensino Fundamental e, depois,
retomados no Ensino Médio com o objetivo de aprofundar o referido assunto. Não é
sempre que essa linha de raciocínio consegue um resultado satisfatório na prática.
Propomos neste trabalho inserir a progressão aritmética de primeira ordem de forma
introdutória no 9º ano do Ensino do Fundamental, já que se trata de um assunto
trabalhado profundamente no Ensino Médio. Assim, nos anos seguintes, poderia ser
revisto e ampliado com as progressões aritméticas de segunda ordem e, finalmente, uma
apresentação das progressões aritméticas de ordem p. Vale ressaltar que as progressões
aritméticas de ordem p > 1 não são abordadas no Ensino Médio na maioria das escolas e
que pouquíssimos materiais didáticos tratam desse assunto. Consequentemente, poucos
professores se deparam com esse conteúdo ao longo de sua formação até a graduação.
Por esse motivo, acreditamos que esse trabalho sobre tal tópico interessante e não tão
conhecido é de grande valia para os leitores desta dissertação.
[Download TCC]